domingo, 18 de maio de 2014

Glossário: Conceitos básicos

Nesta postagem, apresentaremos os conceitos básicos que permeiam a Contabilidade Geral.


CONTABILIDADE: Ciência social que mede, interpreta e informa os fatos contábeis aos contadores, contabilistas, diretores e demais interessados.


1) Bens: No ambiente empresarial, é tudo aquilo que pode satisfazer a necessidade de uma empresa; algo que pode ser avaliado economicamente; que tenha posse e domínio.

2) Direitos: No ambiente empresarial, é tudo aquilo que pertence à empresa, mas que não está momentaneamente em seu poder.
Por exemplo: o dinheiro depositado pela empresa em uma conta bancária: o dinheiro pertence à empresa, porém está em poder do banco. 


3) Obrigações: No ambiente empresarial, são bens que não pertencem à empresa, mas que estão temporariamente em seu poder. 

4) Patrimônio Líquido: É a diferença entre os valores do ativo (+) e do passivo (-) de uma entidade, em determinado período de tempo.

5) Balanço Patrimonial: É um relatório que lista todos os recursos que são movimentados por uma empresa em um determinado período de tempo. É dividido em dois grandes grupos: o Passivo (no lado direito do Balanço) e o Ativo (no lado esquerdo do Balanço).
  • Passivo: demonstra os recursos que são alocados; representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem com terceiros.
  • Ativo: demonstra a origem dos recursos que são utilizados; representa todos os bens, direitos e valores a receber de uma entidade.

6) Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE): É um relatório que decompõe as receitas e despesas registradas em um determinado período de tempo (Exercício Contábil) e apura o lucro ou o prejuízo resultante desse período.
Observação: a diferença entre despesa e custo é que a despesa não pode ser diretamente relacionada com o produto final.
  • Receitas: todos os recursos provenientes da venda de mercadorias ou da prestação de serviços de uma empresa; também incluem aluguéis, rendimentos de uma aplicação financeira e juros. Para a Contabilidade, as receitas provocam um aumento do Patrimônio Líquido.
  • Despesas: compreendem todo o gasto de caráter geral, relacionado com a administração e vendas de uma empresa; incluem juros, multas, material de escritório, etc. Para a contabilidade, uma despesa representa uma diminuição do ativo e aumento do passivo e diminuem o valor do Patrimônio Líquido.


Fonte:

http://www.significados.com.br

http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário